terça-feira, 23 de julho de 2019

10 POEMAS * Inês Preza - RJ/Brasil

O AMOR VIVE PARA A LOUCURA
A LOUCURA VIVE PARA O AMOR

Amor e Loucura não existem um sem o outro.
Amar é tão natural quanto a própria Loucura
Como quando alguém ama o outro
O Amor se embriaga da Loucura.

O Amor e a Loucura precisam sempre se encontrar,
Pois o Amor precisa da Loucura
Porque só será feliz a Loucura se o Amor encontrar
Como o Amor só encontrará a felicidade na Loucura.

Não há como fechar a porta da Loucura ao Amor
O Amor dentro da Loucura é a própria felicidade
A Loucura no Amor é feliz por ser o próprio Amor
Nunca impeça o Amor entrar... 

Porque a porta da Loucura é agradável e sensual,
A Loucura é rebelde, é bela, deixe-a entrar.....
A Loucura vive para acompanhar o Amor
Deixe aberta a porta...


O Amor vai levar a Loucura, pois a Loucura é do Amor
Como o Amor é para a Loucura amante e segurança,
Só a Loucura pode dar certo no Amor. 


HOJE COLHI UMA ESTRELA PARA MEU AMOR

Hoje a noite caiu mais cedo.
Meu coração disse: colhe uma estrela para teu amor
Hoje, perguntei, tão cedo?
Sim, meu coração respondeu: para teu amor!

Estiquei o braço e colhi a mais bela estrela
Meu coração exultou! Tu abrirás uma janela em flor
Como, perguntei, com uma estrela?
Sim, meu coração respondeu: Esta estrela brilhará como uma flor!

Ah! Meu amor para ti meu coração se abre num beijo em flor! 


A SOLIDÃO DA SAUDADE

Ah! Que dor é essa que tanto machuca!
Que vem num turbilhão de lembranças, de vazios.
Que vem acompanhada de um momento feliz, mas machuca...
Ah! Que dor é essa da saudade vivida, mas de vazios.

Sentir saudade é sentir-se vivo, é morrer de tanta dor..
Sentir saudade é o vazio da solidão, mas é ter história.
É ter vontade de reviver o passado, que mata de tanta dor..
Que dói por ser só saudade, mas que alivia por ser história.

Ah! Como dói a solidão da saudade!!


ONDE FOI PARAR TANTO AMOR

HOJE EU SOFRO PELA LOUCURA DE MEU AMOR POR TI
DEITEI-ME EM MINHA CAMA PARA CHORAR
E ME PERGUNTAR PARA ONDE FOI O TEU AMOR POR MIM.
NÃO ENCONTREI RESPOSTA..E VOLTEI A CHORAR.

ESTE TEU AMOR QUE TERMINA
QUE SE DESFEZ EM PEDAÇOS
QUE SE PERDEU NO VENTO
QUE SE ESVAIU NA DÚVIDA... 

UM AMOR QUE VAI EMBORA
QUE ME DEIXA SOZINHA
QUE NÃO MAIS ME ABRAÇA
QUE NÃO MAIS ME ENLAÇA

UM AMOR QUE VALIA TUDO
QUE NÃO TINHA PREÇO
QUE NÃO TINHA IGUALDADE
UM AMOR QUE PARECIA MAIOR QUE O MUNDO...


SEM MEDO DE AMAR, SEM MEDO DE SER LIVRE

No proibido da noite
Não tive medo de amar
Guardo comigo, em silêncio
O próprio gosto do vento... 

Ninguém nunca soube do meu medo de amar,
De se perder de tanto amar,
De ser livre, por isso mesmo
Livre para o que der e vier... 

Sou alguém que fala o que sente
Que não tem medo de amar
Que ama os cachorros da rua, os mendigos
Ama os velhos nos asilos
E seus restos de sonhos. 

Por isso você não tenha medo de amar,
Fique ao meu lado livre, na pureza do nada
Arranque um sorriso meu na sua chegada,
Fale de coisas simples, mas com emoção nova
Ame, seja livre, não tenha medo de amar. 


FIM DE ROMANCE 

Entre nós tudo acabado
Cada um para o seu lado
Nosso amor chegou ao fim
Parecia até que não ia ter fim. 

De tanto sofrer por teu amor
Seguindo o conselho da minha dor
Tratei de aliviar a mesma dor
Fim de romance, só existe essa saída. 

É como se tu só tivesses sido um sonho mal
Um pesadelo de uma faca enfiada no coração
Agora só resta a mágoa de não teres sido o sonho bom
Fim de romance, jamais tu estarás em meu coração. 


A MINHA VIDA ESTÁ NA TUA VIDA

Desde o primeiro momento que te ouvi, soube que tu irias mudar minha vida.
Desde este momento, a alegria e um contentamento tomou conta do meu coração, 

Sempre que te observo, penso em ti, parece que sinto a tua alma na minha alma; os teus lábios em meus lábios; o teu corpo em meu corpo.... 

.... É, um sentimento nasceu e com ele a vontade de partilhar pensamentos e vida, obras e contentamentos. 

Mesmo que tentasse, não conseguiria mais tirar-te dos meus pensamentos, de minha vida.
Tu mudaste a minha existência. 

Melhor, recobrou o sentido da minha vida. Esperaria todo o tempo do mundo para estar contigo.
Tenho certeza que, quando juntos, transformaremos o mundo numa bela sinfonia do Bem, do Amor até a eternidade....


O MEU GRITO ESSENCIAL

Hoje eu quero cantar a poesia mais bela que houver
E aquele que vier
Para ouvir o meu grito essencial. 

Hoje eu quero a felicidade de uma pátria liberta
Nos clamores dos seus filhos aberta.
Para ouvir o meu grito essencial. 

Quero a alegria de uma nação retornando
Quero abraços de irmãos se encontrando
Para ouvir o meu grito essencial. 

Ah, eu quero a vida, a vida pulsando
Eu quero tudo de belo do nosso mundo
Para ouvir o meu grito essencial. 

Quero a alegria de um povo cantando
Quero abraços de irmãos se encontrando
Para ouvir o meu grito essencial 

Ah, como demora este grito a surgir
Eu já nem sei se poderei brandir
Todo o meu amor por esta nação.


TU ÉS A PLENITUDE QUE ME FALTAVA

Não sou mais uma jovem, longe estou... 
nem corpo adolescente, e o frescor da pele 
também já gastou... 
sou uma estrutura formada na luta 
deste país desigual
Carreguei muitos dessabores com gosto, e alguns com rebeldia. 

E agora, na plenitude da vida te encontrei. 
O que te posso dar é mais que tudo 
o que perdi: dou-te os meus ganhos. 
A maturidade que consegue rir 
quando em outros tempos choraria, 
só quero te amar 
quando antigamente quereria 
apenas ser amada.

Quero dar-te mais do que beleza e juventude 
Quero dar-te todos os meus anos 
que me ensinaram a amar em plenitude 
Amar com não menos ardor da juventude 
Talvez mais forte, um pleno amor 
Quero entender-te se precisas, 
a aguardar-te quando vais, 
a dar-te regaço de amante e colo de amiga, 
e sobretudo força — que vem do aprendizado.

Quero dar-te um mar antigo e confiável 
cujas marés — mesmo se fogem — retornam, 
cujas correntes ocultas não levam destroços 
mas a certeza de um porto seguro. 
Você entrou na minha vida devagar. 
Agora, como caminhar na vida sem você? 
Você sem querer me ensinou a te amar, 
Mas eu esqueci que não deveria amar você.
Que vontade que eu sinto 
De estar em seus braços. 
Dizer do amor que eu sinto 
E me perder em seus abraços. 
Você entrou na minha vida lentamente. 

Agora, que faço eu da vida sem poder amar você? 
Você sem querer me ensinou a te amar lentamente, 
Mas eu esqueci que não deveria amar você. 
Buscando esquecer este amor por você, 
Perdida na vacuidade de outros encontros, 
Na dor de não poder amar você 
Eu vi o abismo e não mais felizes encontros. 

TROVAS

Sublime amor em paixões. 
Distantes poesias... 
Tempo, espaço e corações 
Hoje vivemos heresias.... 

Procurei a felicidade  
Por este mundo, este tempo sem fim, 
Sem saber que na verdade 
Estava dentro de mim. 

Sonhei que me disseste 
O que nunca me dizes, 
Só mesmo em sonho tornastes 
As minhas horas felizes! 

Saudade, palavra doce, 
Que traduz tanta dor, 
Saudade é como se fosse 
O espinho beijando a flor! 

Se paixão matasse,
Muita gente morreria, 
Eu mesma seria a primeira 
Que a morte levaria. 

Quem passou pela vida sem amarguras 
E em tranquila vida de descanso, 
Quem não sentiu o frio das desgraças, 
Foi apenas um fantasma, não foi humano, 

Só passou pela vida, mas não viveu. 
Pobre de quem nunca amou, 
Nem nunca sentiu saudade! 
Infeliz! só amargou,

Nunca viveu de verdade! 
Amar-te não é defeito 
Nem tampouco ousadia, 
Quem ama tem o preceito 

De ser feliz algum dia! 
Não há palavra nenhuma 
Tão forte quanto saudade, 
Que em sete letras resume 

A dor da falta e a transbordante felicidade! 
Não há vazio mais triste, 
Nada mais à alma toca, 
Do que o silêncio que existe, 

Quando a voz do amor se cala. 
A dor que mais dói na gente 
É ver um amor desfeito, 
O coração de repente

Parece sair do peito. 
Viver é eterna angústia, 
A vida é toda suspensa, 
Ora nos traz alegria, 

Ora amarga tristeza!

SOBRE A AUTORA 
Maria Inês Chaves Preza Freiras, nome literário INÊS PREZA, do Rio de Janeiro, RJ, Brasil. Sou escritora, poeta, pianista, professora universitária nas áreas de filosofia, teologia, educação, ciências da religião, política.
Sou graduada em filosofia, teologia. Pós-graduada a nível de especialização em ciências da religião e filosofia da educação. Sou mestre em filosofia existencial e política e sou doutora em filosofia política... Email: mariainespreza2009@hotmail.com  

4 comentários:

  1. Amei querida amiga! Você é ótima escritora e é uma pessoa adorável. Parabéns e sucesso sempre pra ti que é merecedora. Bjsss

    ResponderExcluir
  2. Lindos..me inspiraram....
    Excelente mesmo..

    ResponderExcluir
  3. E viajamos nos versos
    Que mantém vivos momentos
    Cheios de anseios reversos
    Amor sobrevive aos tormentos

    (Quando poetizo sou Lucy Almeida Al, 24.07.2019; às 15:55 h)

    ResponderExcluir