Editorial

Editorial
ANTOLOGIA LATINOAMÉRICA



Estamos iniciando esta Antologia Latinoamérica num dos momentos mais críticos para todo o mundo, 07 de julho de 2019, sobretudo para América Latina, em relação às políticas do imperialismo. 

Assistimos, cotidianamente, aos embates entre ocidente e oriente pelos mercados mundiais, aos bombardeios ora na Síria ora em qualquer outro lugar, e aos golpes no continente. Ora uma tentativa na Nicarágua, ou Honduras, ou El Salvador, ao cerco sobre o Peru, a subserviência do governo títere da Colômbia, os constantes ataques à Venezuela, a hostilidade com a Argentina, o cerco contra Cuba, as intimidações ao México, mas tudo isso para manter e consolidar o domínio ultra-neoliberal sobre todo nós trabalhadores, principalmente dos países onde efetivou-se a política de golpe: Brasil e Bolívia, com a aplicação ostensiva da política de fascistização, envolvendo o aparelho de estado, inclusive o seu aparato militar. 

O adjetivo hostil à Colômbia adentrou o mundo acadêmico e figura nas teses e tccs do estudantado: COLOMBINIZAÇÃO, que consiste em apodrecer o tecido social ao máximo, juntando narcotráfico, milícias mercenárias e forças armadas regulares, levando a cabo o extermínio das forças progressistas nos movimentos sociais.

Todos sabemos que nesse contexto um dos setores econômicos mais atingidos é o cultural. Desde a edição até a chegada ao consumidor, o produto cultural - livros, filmes, dvd musical etc - fica relegado à vontade de algum "pau-mandado" de plantão. Em todo o continente temos notado a falência até de grandes e tradicionais empresas do segmento cultural, mas o setor livreiro é o mais atingido, a ponto de se falar em apocalipse das livraria e editoras no Brasil.

O resultado disso é a busca de mecanismos que permitam ao criador cultural - escritor, músico, cineasta, diretor teatral, artista plástico etc - encontrar oxigênio suficiente para que possa respirar o ar que almeja e merece. Daí a ANTOLOGIA LATINOAMÉRICA se apresentar como meio de impulsionar a nossa produção cultural. Buscaremos, na medida de nossos esforços, promover o autor latinoamericano - sobretudo, mas não exclusivamente - divulgando as suas obras, auxiliando na circulação, na venda, e principalmente, na abertura de novos mercados.

Dada a nossa humildade, criamos um grupo virtual na Whatsapp e outro no Telegram, onde reunimos autores das mais variadas procedências, e, com a sensibilidade que a situação nos exige, vamos selecionando autores para incluir aqui. Todos os segmentos literários são bem vindos, mas a projeção da poesia se faz notar, inclusive por suas características formais - textos curtos - aptas a circular nestes tipos de mídia. Mas é só por isso e nada mais, pois todos são queridos por todos nós e nos propomos em fazer o melhor.
****

Um comentário: